21 de junho de 2012

Especial - Christopher Nolan


O dia 30 de Julho de 1970 seria um dia comum, em Londres as pessoas bebiam chá, no Brasil rolava uma caipirinha marota e na China nasciam 81348 pessoas. Eu digo seria um dia normal, mas não foi, essa data marca a vinda ao mundo de um dos gênios do novo cinema, Christopher Nolan.
Pouca gente sabe, mas eu entrei em contato com a genialidade de Nolan só em 2011, com o filme A Origem. Eu sempre fui meio desligado, agora ando mais antenado (Antenado: pode ser considerado um caso de neologismo, foi o que a correção automática do Word me disse), o contato ocorreu depois de eu entrar em parafuso e querer saber por que diabos as pessoas ficavam finalizando expressões com “INCEPTIONNNNNNNN”.
Uma das características marcantes de Nolan é a facilidade com que ele embaralha a mente do espectador com cenas de realidade, imaginação, presente, futuro, aqui e lá. Mas essa característica só é entendida como talento, pois as cenas sempre possuem o encaixe milimétrico.
Alguns dizem que dor de cabeça boa é a de técnico de time de futebol quando tem vários craques e não tem vaga para todos, mas eu discordo: A única dor de cabeça boa é a que ocorre no cidadão que ele acaba de assistir qualquer filmes do Nolan.
Esse novo gênio de quem estamos falando já dirigiu 7 filmes, foram eles: Following, Amnésia, Insônia, Batman Begins, O Grande Truque, Batman – O Cavaleiro das Trevas, A Origem e está para estrear, nos próximos dias, o tão aguardado Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge.
Confira abaixo os comentários, sobre cada filme, nada especializados deste que vos fala. Não vou fazer crítica do filme porque seria necessário um espaço enorme para caber o texto, deste eu disponho, mas duvido que vocês fossem ler.

Following
Foi o último filme que eu assisti dele, ironia do destino, foi o primeiro longa que Nolan realizou, no longínquo ano de 1998. Assim o cara segue as pessoas, vai seguindo, depois você vê que na verdade ele é seguido e aí você não entende mais nada, mas tudo se completa e aí se aproxima do fim e você fica com uma boca aberta e com o estômago ainda digerindo.


Memento (Amnésia)
O ano de 2000 eu vivi com medo de que o mundo fosse acabar, inconscientemente eu sentia medo de ver a, até então, curta carreira do Nolan acabar. Mas o mundo não acabou e foi agraciado com a chance de assistir o fantástico (eu ia escrever F-A-N-T-Á-S-T-I-C-O, mas fiquei com medo de soar muito amo/sou fã louco) e excepcional Amnésia. Não tenho como comentar sobre esse filme, me esqueci como é (risos). Para mim é um dos melhores dele, junto com os outros seis. Não vou falar do filme porque, excepcionalmente nesse caso, perde a magia.


Insomnia (Insônia)
Ao meu ver esse é o mais fraco dos filmes do Nolan, mas mesmo assim é um bom filme, depois dos dois primeiros filmes, esse, que foi lançado em 2002, decepcionou uma galera. O elenco do filme é bom, tem o Al Pacino, fim de papo né. A história do filme é interessante, mas sei lá, não rolou. A tensão de um assassinato permeia durante toda trama e no final as fichas caem.

Batman Begins
A primeira adaptação do Diretor sobre o Homem-morcego, que foi lançada em 2005, é simplesmente muito, mas muito, mas muito fodástica (aqui o Word não disse que era um caso de neologismo, disse que a palavra não existia, fuck the police, pra mim ela existe).

The Prestige (O Grande Truque)
Se você acha que aqui o Nolan desvendou o truque que ele usa para confundir a cabeça dos espectadores você está muito enganado. Nesse filme de 2006 ele ata um nó, mas um nó que minha nossa. No final você fica assim: gente essa peça encaixa aqui, essa ali, essa outra lá e minha nossa ele montou uma obra de arte fantástica.

Batman - The Dark Knight (Batman – O Cavaleiro das Trevas)
Em 2008 esse filme foi um estouro, se eu disse que o primeiro filme foi fodástico, imagina o que eu penso a respeito desse, fodadadástico (ok Word, essa palavra sim não existe). Indicado a oito estatuetas no Oscar e se tornando a quinta maior bilheteria da história do cinema eu só poderia classificar esse filme com um emoticon de coração e de dois pontos três.

Inception (A Origem)
Repetindo, ou até conquistando maior sucesso com o público e crítica, com 8 indicações ao Oscar, em 2010 Nolan mostrou ao mundo com quantos níveis de sonhos se faz A Origem. Já assisti três vezes e vou assistir mais uma agora, depois acabo esse texto pra vocês, relaxa pessoal, estava zoando, vou acabar o texto primeiro.


Calma, não acabou não. Pra quem ficou com vontade de conhecer a obra do Nolan, pode pirar e fritar assistindo esse curta, que precedeu todos os filmes, ele foi gravado durante as filmagens de Following:

0 comentários:

Postar um comentário